Versão em Português English Version
Associação de Educação Financeira do Brasil

YouTube Vimeo Facebook Twitter

Associação de Educação Financeira do Brasil

SEDUC TO: Tocantins comemora a inclusão da Educação financeira na Base Nacional Comum Curricular

Os conteúdos e habilidades do tema educação financeira foram incluídos na BNCC

Os conteúdos e habilidades do tema educação financeira foram incluídos na BNCC - Juliana Carneiro / Governo do Tocantins

Os conteúdos e habilidades do tema educação financeira foram incluídos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), após homologação em dezembro de 2017. De forma direta, os conteúdos e habilidades do tema serão trabalhados em matemática, nas turmas de 5º, 6º, 7º e 9º anos do ensino fundamental, com outras possibilidades de trabalho interdisciplinar com as demais áreas de conhecimento.

Estados e municípios devem incluir em suas propostas pedagógicas, bem como nos currículos, o tema. O trabalho com educação financeira, que antes ocorria por adesão dos estados e municípios, agora tornou-se oficial para todos, conforme consta na BNCC.

Conforme Alessandra Camargo, coordenadora do programa Educação Financeira no Tocantins, a inclusão do tema na BNCC representa avanço para as escolas em todo o País. “Os professores terão um documento oficial que direciona o desenvolvimento da temática em sala de aula, trazendo maiores possibilidades de aprendizagem e efetiva intervenção prática imediata”.

Ainda segundo a coordenadora, ter o estabelecimento do tema de forma oficializada para o trabalho em sala de aula, direciona e fortalece o desenvolvimento das aulas de maneira efetiva. “Um dos aspectos de fortalecimento para 2018 é que no Tocantins vamos oferecer formação aos professores da educação básica”, enfatizou.

Desde 2010, há um grupo de profissionais na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e das Diretorias Regionais de Educação (DRE) que participam de formações em parceria com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil). Estes grupos assessoram os professores nas escolas. Já foram formados mais de 3 mil professores e, agora, a Seduc vai ofertar a formação por meio de plataforma Moodle, informou Alessandra.

A rede estadual trabalha o tema na sala de aula por meio do Programa de Educação Financeira nas Escolas. Atualmente, o tema está no Plano Estadual de Educação (PEE-TO), onde trata do currículo e da qualidade da Educação.

Desde a adesão até o momento, o Tocantins avança com a expansão do programa para toda a educação básica, disponibilizando material didático específico para todas as escolas, alunos e professores, além de formação continuada, inclusive em parceria com a Universidade Federal do Tocantins.

Segundo Wanessa Zavarese Sechim, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, a educação financeira envolve todos os componentes curriculares. “Mesmo a educação financeira aparecendo correlacionada à disciplina de matemática, a transversalidade do tema é fator determinante para o sucesso dos objetos de aprendizagem inerentes aos componentes curriculares, por se tratar de mudança de comportamento e uso consciente do dinheiro. Nossos alunos terão outro perfil de atuação cidadã”, ponderou.

O Tocantins é referência no cenário nacional no Programa. No ano de 2017, a TV Escola gravou episódios voltados para a temática educação financeira com escolas, para compartilhar as experiências e ações de sucesso dos professores e alunos tocantinenses.

Para Cláudia Forte, superintendente da Associação de Educação Financeira no Brasil (AEF – Brasil), a inclusão na BNCC vai proporcionar a formação de uma geração mais consciente sobre consumo. “A inserção do tema na BNCC é uma vitória rumo ao fortalecimento da estratégia nacional de educação financeira. Pela primeira vez foi dada a oportunidade de escolas e professores poderem abordar o tema em sala de aula. A conexão forte, mas não a única com a matemática nos anos finais, aproxima os alunos das questões domésticas e também do mercado de trabalho”, concluiu.

Clique aqui e confira a reportagem.


Associação de Educação Financeira do Brasil
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461 – 2º Andar/ Conjunto 21 – Torre Sul – Jardim Paulistano – São Paulo (SP) - CEP 01452-002
Tel. + 55 (11) 3186 6982
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.