Versão em Português English Version
Associação de Educação Financeira do Brasil

YouTube Vimeo Facebook Twitter

Associação de Educação Financeira do Brasil

Somos uma OSCIP (organização da sociedade civil de interesse público). A estrutura institucional da AEF-Brasil é mantida pelas suas quatro mantenedoras e seu portfólio de projetos iniciativas que podem ser patrocinadas ou apoiadas em seu desenvolvimento por instituições da iniciativa privada, de governo e da sociedade civil que vejam a Educação Financeira como um tema relevante que contribua tanto para seus objetivos institucionais quanto para o desenvolvimento do país.

Quem Somos



Mantenedores

Quem Somos

Segundo a OCDE (2005), educação financeira é “o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas bem informadas, saber onde procurar ajuda e adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar. Assim, podem contribuir de modo mais consistente para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro” (Plano Diretor da Estratégia Nacional de Educação Financeira, ENEF, 2010)”.

Com atuação em âmbito nacional, o objetivo da ENEF é promover gratuitamente a educação financeira e previdenciária e contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.

A Educação Financeira é uma causa que contribui efetivamente para o desenvolvimento social e econômico do país, pois proporciona à população as competências e habilidades necessárias para inserir em sua vida o planejamento, a gestão de sua renda, a poupança, o investimento e a compreensão de seus direitos. A missão da Associação de Educação Financeira do Brasil é tornar a Educação Financeira um tema relevante, com atuação nacional e sua forma de cumprir com sua missão é atuar no desenvolvimento de tecnologias sociais e educacionais com o objetivo de que estas sejam colocadas à disposição da sociedade gratuitamente.

Por acreditar na importância da Educação Financeira para a solidez do sistema financeiro e para a qualidade de vida da sociedade brasileira, quatro instituições representantes do mercado financeiro, ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais; BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CNSeg – Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização; e FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, instituem a AEF-Brasil para elevar esta causa ao patamar das mais relevantes no Brasil. Possibilitar que a Educação Financeira chegue a todo brasileiro, é dar oportunidades igualitárias de tomada de decisão financeira autônoma e saudável para sua vida, fortalecendo, portanto a cidadania. Assim, a AEF-Brasil ao desenvolver seus projetos contribui para o desenvolvimento econômico e social, e especialmente, para o exercício da plena cidadania e a prática da democracia.

A AEF – Brasil possui uma equipe técnica qualificada, especializada em educação e em desenvolvimento de projetos, que colocam sua expertise à disposição da construção de tecnologias educacionais e sociais desenvolvidas para diferentes públicos, como crianças, jovens e adultos, em diferentes fases de sua vida.

figura OSCIPEm 26 de abril de 2013, a Associação foi certificada pelo Ministério da Justiça como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.

Clique e conheça o Estatuto AEF-Brasil


Associação de Educação Financeira do Brasil
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461 – 2º Andar/ Conjunto 21 – Torre Sul – Jardim Paulistano – São Paulo (SP) - CEP 01452-002
Tel. + 55 (11) 3186 6982
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.