Versão em Português English Version
Associação de Educação Financeira do Brasil

YouTube Vimeo Facebook Twitter

Associação de Educação Financeira do Brasil

Educação Financeira para Adultos

Nosso objetivo é a construção de duas tecnologias sociais/educacionais: uma para Aposentados com renda até dois salários mínimos e outra para Mulheres Beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Este Programa é apoiado pelo CITI Foundation

Educação Financeira de Adultos

O estudo realizado pelo Instituto Data Popular, em 2008, na ocasião do desenvolvimento da Estratégia Nacional de Educação Financeira, apontou alguns números que chamaram a atenção: o aumento da participação do consumo nos gastos dos brasileiros passou de 74,59% para 82,41%, entre 1974/1975 e 2002/2003, enquanto seguia na direção oposta o total destinado a investimentos, de 16,50% para 4,76%. Quanto à organização financeira doméstica das famílias brasileiras, os números revelaram que 36% dos pesquisados declararam ter perfil de tipo “gastador”; 54% não conseguiram honrar suas dívidas pelo menos uma vez na vida; e apenas 31% poupam regularmente para a aposentadoria. Os fatos e os números revelam, por fim, que se faz necessário oferecer ao público adulto um conjunto amplo de orientações sobre atitudes e comportamentos adequados ao planejamento e ao uso dos recursos financeiros, com o objetivo de levá-lo a planejar melhor sua vida e seu futuro, proporcionando-lhe melhores condições para o alcance de suas metas e sonhos e informando-o do direito que tem de conhecer o que vai comprar.

Abordar Educação Financeira com a população adulta é muito diferente da abordagem de população infanto-juvenil. Se crianças e jovens estão inseridos dentro de uma instituição escolar e em processo de formação cognitiva e sobre sua visão de mundo, adultos não estão institucionalizados e têm visões já construídas e em muitos casos arraigadas. São desafios, tanto o acesso a essa população quanto o desenvolvimento de tecnologias que resultem não só em conhecimento sobre Educação Financeira, mas fundamentalmente que influenciem em suas escolhas, por meio de atitudes e comportamentos financeiros saudáveis.

A partir destas constatações e tendo a inovação como um princípio, a AEF-Brasil possui um Programa de Educação Financeira de Adultos que tem como objetivo a construção de duas tecnologias sociais/educacionais: uma para Aposentados com renda até dois salários mínimos e outra para Mulheres Beneficiárias do Programa Bolsa Família.

O princípio da inovação social proposta nestes projetos é fundamentado em pesquisas sobre os fatores psicológicos, sociais e culturais que influenciam nas decisões financeiras e no trabalho em conjunto com essas populações para entender também que fatores proporcionam novas atitudes e comportamentos. Assim, resultam dados sobre o que influencia os diversos comportamentos financeiros , levando a construção de tecnologias sociais e educacionais.

Os projetos estruturados permitem aprofundar e entender o comportamento dos públicos e inseri-los no desenvolvimento das tecnologias, para que as ideias geradas se tornem um grande banco de propostas de tecnologias de Educação Financeira. Esse projeto pretende envolver 2.700 mulheres e 2.700 aposentados, com renda inferior a dois salários mínimos, em estados de três regiões brasileiras: Norte, Nordeste e Sudeste.

Os projetos pilotos voltados para dois públicos específicos de adultos têm como propósito o desenvolvimento, o teste, a avaliação e a sistematização de duas tecnologias sociais de educação financeira que possam ser adotadas e reaplicadas a baixo custo por organizações públicas, sociais e privadas por todo o Brasil.

 

Mulheres Beneficiárias do PBF (Programa Bolsa Família)

Mulheres Beneficiárias do Programa Bolsa Família

Educação Financeira para Aposentados

Aposentados com renda de até 2 salários mínimos


Associação de Educação Financeira do Brasil
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461 – 2º Andar/ Conjunto 21 – Torre Sul – Jardim Paulistano – São Paulo (SP) - CEP 01452-002
Tel. + 55 (11) 3186 6982
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.