Versão em Português English Version
Associação de Educação Financeira do Brasil

YouTube Vimeo Facebook Twitter

Associação de Educação Financeira do Brasil

Educação Financeira no Ensino Médio

O Programa de Educação Financeira voltado aos alunos de escolas de Ensino Médio é uma tecnologia educacional já desenvolvida e pronta para disseminação.

Os livros estão dispostos em 72 situações didáticas com textos, histórias, imagens e tabelas ligadas ao tema. Ao final de cada uma o aluno pode experimentar com apoio do professor, a realização de ações ligadas ao tema abordado. Estas situações didáticas estão divididas em três blocos:

Bloco 1 Bloco 2 Bloco 3
Situações da Vida Pessoal e Familiar no curto prazo:

  • Vida Familiar Cotidiana
  • Vida Social
  • Bens Pessoais
Situações da Vida Pessoal e Familiar no médio e longo prazo:

  • Trabalho
  • Empreendedorismo
  • Grandes Projetos
Situações do País e do Mundo em Articulação com a sua vida Pessoal e Familiar, no curto, médio e longo prazos:

  • Bens Públicos
  • Economia do país
  • Economia do Mundo
Patrocinador Silver

Galeria de Fotos

DSCN0254

Capacitação Mato Grosso do Sul 12 e 13/11/13

DSCN0316

Capacitação Mato Grosso do Sul 12 e 13/11/13

DSCN0244

Capacitação Mato Grosso do Sul 12 e 13/11/13

DSCN0228

Capacitação Mato Grosso do Sul 12 e 13/11/13

Educação Financeira no Ensino Médio

Esta tecnologia educacional foi testada nos anos de 2010 e 2011, como projeto piloto, envolvendo 891 escolas públicas de 05 estados brasileiros (TO, RJ, MG, SP e CE) e o Distrito Federal, contando com a participação de aproximadamente 27.000 estudantes e 1800 professores. Seu resultado, a partir de um método de avaliação rigorosa do Banco Mundial, apontou maior capacidade do jovem poupar, fazer lista de despesas mensais, negociar preços e meios de pagamento ao realizar compras, além de construção de planos pessoais para alcançar seus objetivos. Neste projeto piloto, no qual os pais dos alunos foram envolvidos, foi maior o relacionamento entre eles no diálogo sobre questões financeiras, como orçamento doméstico familiar, por exemplo.

Esta tecnologia tem como diferenciais:

  • A responsabilidade socioambiental como um fator relevante e ligado ao comportamento do cidadão;
  • O aluno como um multiplicador do conhecimento dentro dos meios em que vive, em especial, sua família;
  • A tomada de decisão autônoma, por considerar que há vários caminhos para lidar com as questões financeiras.

O conjunto de livros foi desenvolvido, com o apoio do Instituto Unibanco, em colaboração com o Grupo de Apoio Pedagógico, liderado pelo Ministério da Educação, também com especial participação do CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação e UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e também com instituições, públicas e privadas, representativas do setor financeiro. O conteúdo e as situações didáticas que compõem os livros estão alinhados às diversas áreas do conhecimento e da vida escolar dos jovens do Ensino Médio, o que permite que professores trabalhem conteúdos financeiros do cotidiano destes jovens associados ao seu momento de vida, como o trabalho, empreendedorismo, conquistas, desejos, proteção, investimento, família e universidade.

Disseminação

As estratégias de disseminação propostas são:

  • Formato aberto: Esta plataforma virtual aberta apresenta materiais didáticos sobre o tema Educação Financeira e disponibiliza todo seu conteúdo em creative commons para download, possibilitando que o educador escolha baixar os livros – do aluno e do professor – na íntegra ou por temas, conforme sua necessidade.Voltada a atender as escolas de todo o Brasil que tenham interesse em desenvolver o Programa de Educação Financeira junto aos alunos de Ensino Médio. Escolas, educadores, entidades da sociedade civil, organizações públicas ou privadas podem ter acesso aos materiais educativos por meio de um breve cadastro.Acesse a plataforma pelo link www.edufinanceiranaescola.org.br.
  • Formato Assistido: por meio de parceria com o Ministério da Educação, em 2014, 2969 escolas públicas do Ensino Médio, que participaram do projeto piloto, que participam dos Programas Ensino Médio Inovador e Mais Educação e que tenham feito a opção por oferecer educação econômica para seus alunos, receberão os livros impressos e aos seus professores será oferecida, pela AEF-Brasil, a formação presencial e à distância com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da temática em sala de aula; além disto, a Associação busca instituições educacionais interessadas, por meio de franquia social, em aplicar os livros para seus alunos. Neste formato, recebem a autorização para imprimir o material e acesso aos manuais de aplicação em redes e sistemas educacionais.

Se sua escola deseja aplicar o projeto, entre em contato conosco ou acesso o site VidaeDinheiro.gov.br.


Associação de Educação Financeira do Brasil
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461 – 2º Andar/ Conjunto 21 – Torre Sul – Jardim Paulistano – São Paulo (SP) - CEP 01452-002
Tel. + 55 (11) 3186 6982
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.