Versão em Português English Version
Associação de Educação Financeira do Brasil

YouTube Vimeo Facebook Twitter

Associação de Educação Financeira do Brasil

Educação Financeira no Ensino Fundamental

Além de contribuir para o pensamento das áreas do conhecimento em Educação Financeira contribui para a melhoria do desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática.

Educação Financeira no Ensino Fundamental

Por acreditar que a Educação Financeira contribui para a mudança da qualidade de vida de todos os envolvidos e se constitui em “uma estratégia fundamental para ajudar as pessoas a realizar seus sonhos individuais e coletivos”, tornou-se imprescindível pensar em atividades e metodologias pedagógicas que estivessem também alinhadas ao conteúdo formal de educação financeira do currículo dos nove anos do Ensino Fundamental do país.

O projeto pedagógico construído está em conformidade com o documento “Orientações para Educação Financeira nas Escolas”, da Estratégia Nacional de Educação Financeira, e estruturado para contribuir com as principais questões da escola na atualidade, criando o pensamento em Educação Financeira desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Quanto à aprendizagem, além de contribuir para o pensamento das áreas do conhecimento em Educação Financeira contribui para a melhoria do desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, pois seu conteúdo e sua proposta pedagógica foram construídos também com esse objetivo.

Tanto o projeto pedagógico quanto as atividades educativas propostas foram construídas e validadas pelos representantes dos setores educacional e financeiro, incluindo o Ministério da Educação, UNDIME e CONSED. A tecnologia foi desenvolvida a partir da reprodução da ideia de ciclo e integrando os conteúdos formais (financeiros) aos conteúdos sociais (situações reais cotidianas da faixa etária dos alunos, envolvendo organização pessoal, financeira e decisões de consumo e poupança).

Em 2015, o programa foi aplicado em dois municípios: Joinville/SC e Manaus/AM. Participaram 400 professores, 14.886 alunos, de 651 turmas e 201 escolas, sendo 72 instituições de Joinville e de Manaus.

Em 2016, foi divulgado o resultado da Avaliação de Impacto (disponível no site www.vidaedinheiro.gov.br), conduzida pela Banco Mundial. Também neste ano, todos os livros e vídeos de formação para os professores foram disponibilizados gratuitamente no site www.edufinanceiranaescola.gov.br.


Associação de Educação Financeira do Brasil
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461 – 2º Andar/ Conjunto 21 – Torre Sul – Jardim Paulistano – São Paulo (SP) - CEP 01452-002
Tel. + 55 (11) 3186 6982
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.