Versão em Português English Version
Associação de Educação Financeira do Brasil

YouTube Vimeo Facebook Twitter

Associação de Educação Financeira do Brasil

Edição especial do programa Sua Escola, Nossa Escola apresenta conteúdo voltado à Educação Financeira

Parceria entre Roquette Pinto Comunicação e AEF-Brasil gera produção de cinco novos episódios que serão apresentados a partir de 4 de setembro

São Paulo, agosto de 2017 – Um dos pilares do novo Ecossistema de Educação Financeira para o biênio 2017-2018 é a parceria da AEF-Brasil com TV Escola, que, entre outras iniciativas, prevê a produção de cinco episódios especiais do programa “Sua Escola, Nossa Escola”.

Eles serão exibidos pela TV Escola a partir de 4 de setembro, às 20h e abordarão a Educação Financeira baseada em experiências realizadas em escolas públicas de cinco cidades brasileiras – Macapá (AP), Manaus (AM), Joinville (SC), Araguaína (TO) e Palmas (TO).

Clique aqui e assista ao clipping de lançamento.

O objetivo da série especial é sensibilizar a comunidade escolar para a importância da Educação Financeira, dando visibilidade a projetos já existentes. Ao mostrar o passo a passo da implementação das propostas, Sua Escola, Nossa Escola – Educação Financeira busca ainda motivar a replicação de ações bem-sucedidas na área, principalmente, em exemplos de aplicações multidisciplinares.

Com cinco episódios de 26 minutos, a série Sua Escola, Nossa Escola – Educação Financeira é totalmente gravada na escola, por meio de entrevistas com professores, pais, alunos, diretores, coordenadores pedagógicos e outros personagens do cotidiano escolar, que integram o público-alvo deste projeto.

O projeto conta com o patrocínio das empresas Itaú, Abecs, Bradesco, IBM, Visa e KPMG, da Fundação Itaú Social e do Instituto Unibanco.

Caso de sucesso

Para Melissa Rabelo de Souza, pedagoga da escola pública Dr. Paulo Pinto Nery, de Manaus, há três anos, e participante de um episódio do programa, a experiência com os alunos é transformadora. “Pelos relatos que coletamos, percebemos que eles sentem o reflexo imediato do que foi aprendido durante as aulas, na vida doméstica e em suas famílias. Alguns dos resultados imediatos são ajudar na construção de orçamentos e na fuga de armadilhas de despesas, por exemplo”, relata.

O Programa de Educação Financeira é aplicado na escola Dr. Paulo Pinto Nery desde 2015, e já contou com a participação de 180 alunos do Ensino Fundamental. Neste ano, a turma de 37 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, que tem aulas com a Professora Neuza Olívia Moura, foi a protagonista de um dos episódios da série, com dois alunos entrevistados. “Esse é um projeto fundamental, que ajuda a nova geração a ter mais consciência financeira, entender melhor seus gastos, valores e descobrir novas formas de lidar com dinheiro em momentos de crise”, afirma a pedagoga.

Para Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil, quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar desejos imediatos com necessidades de longo prazo. “E um dos efeitos é o aumento do hábito de poupar, outro pilar importante da educação financeira. Todos saem ganhando, já que o cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, pois, além de tornar o sistema financeiro mais sólido e eficiente, também garante condições melhores para lidar com emergências e momentos difíceis da vida”, conclui.

Onde e quando será exibido

A Roquette Pinto distribuirá o programa em toda a sua grade. Os episódios também estarão disponíveis no www.vidaedinheiro.gov.br.

Dia 4/9, 20h – Joinville (SC)
Dia 11/9, 20h – Macapá (AM)
Dia 18/9, 20h – Araguaina (TO)
Dia 25/9, 20h – Manaus (AM)
Dia 2/10, 20h – Palmas (TO)

Sobre a parceria AEF-Brasil e TV Escola

Fechado em fevereiro de 2017, o acordo entre a AEF-Brasil e a TV Escola vai viabilizar a execução de um projeto transmídia, com foco em educação financeira, que reunirá séries educativas exibidas no canal, além de um plano de gamificação dos conteúdos da Associação e da criação de uma plataforma digital. A ferramenta vai disponibilizar o material da AEF-Brasil a todos os interessados pelo tema e inclui cursos EaD para docentes dos ensinos fundamental e médio.

Sobre a AEF- Brasil e a ENEF

A AEF – Associação de Educação Financeira do Brasil tem como principal foco de atuação a promoção e fortalecimento da causa da educação financeira em todo o país. A Instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro saudável e consciente. Entre os projetos de destaque estão programas de educação financeira voltados a crianças e jovens dos Ensinos Médio e Fundamental, além de projetos com foco em adultos que beneficiam, sobretudo, mulheres e idosos. O programa voltado ao Ensino Médio, por exemplo, já foi aplicado em escolas de cinco Estados e no Distrito Federal e, de acordo com avaliação do Banco Mundial, gerou um aumento da capacidade dos jovens de adotar práticas financeiras mais conscientes.

A AEF é uma OSCIP criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, uma política pública lançada em 2010 com a finalidade de disseminar a educação financeira junto à população. A Instituição foi constituída e ainda hoje é mantida por quatro importantes instituições do sistema financeiro nacional: ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais; BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CNSEG – Confederação Nacional de Seguros Privados e FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Todas elas são membros do CONEF – Comitê Nacional de Educação Financeira. São parte do CONEF: Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Superintendência de Seguros Privados, Ministério da Justiça e Cidadania, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda, ANBIMA, B3, CNseg e FEBRABAN.

Sobre a TV Escola

A TV Escola é o canal do Ministério da Educação, distribuído em multiplataforma, que tem como objetivo democratizar o ensino básico e elevar a qualidade da educação brasileira. Há mais de 20 anos no ar, o canal tem como público professores, coordenadores e gestores escolares, além de alunos da Pré-escola ao Ensino Médio da Rede Pública. Sua programação também procura atender às demandas de pais preocupados com a educação de seus filhos e de todos os interessados em aprender. Ele pode ser acessado através de satélite, parabólica, DTH, TV a cabo e TV Digital, somando mais de 80 milhões de espectadores, além da web, presente em aplicativos para smartphones, tablets, smartTVs e computadores. São 12 milhões de usuários via web, mais de 370 mil seguidores nas redes sociais, 20 mil downloads do aplicativo para tvs conectadas e mais de 180 mil downloads para smartphones. Em sua grade, destaca-se o “Hora do Enem” – programa diário apresentado pelo jovem Land Vieira, com participação de professores experientes e voltado para estudantes que se preparam para o ENEM.

 

Trama Comunicação

Heloizi Parra – heloizi@@tramaweb.com.br / (11) 3388-3055

Ana Paula Oliveira – ana.oliveira@tramaweb.com.br / (11) 3388-3057

Helen Garcia -helen@tramaweb.com.br / (11) 3388-3054

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação – Assessoria Roquette Pinto

João Felipe Toledo (joao.toledo@inpresspni.com.br) Tel.: (21) 3723-1613

Roberta Gelio (roberta.gelio@inpresspni.com.br) Tel.: (21) 3723-8102


Associação de Educação Financeira do Brasil
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1461 – 2º Andar/ Conjunto 21 – Torre Sul – Jardim Paulistano – São Paulo (SP) - CEP 01452-002
Tel. + 55 (11) 3186 6982
Todos os direitos reservados. Favus Design For Business.